Uma janela para o passado: rara fotografia resgata memórias da Estação Ferroviária de Pirapetinga/MG.
Pirapetinga volta no tempo com uma imagem rara e encantadora: uma fotografia inédita da antiga Estação Ferroviária, provavelmente registrada no início do século XX, ressurge como um verdadeiro tesouro histórico.
Garimpada nos arquivos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e compartilhada pelo pesquisador Amarildo Mayrink no blog O Trem Expresso, a imagem emociona ao retratar uma era de trilhos, vapor e saudade.
Na cena capturada, vê-se o galpão que ficava ao lado da cocheira do lendário “Cholinha”, apelido carinhoso dado ao trole que servia ao transporte na época. Ali também eram armazenadas a lenha e os materiais necessários para alimentar as caldeiras das locomotivas.
Um detalhe sutil, mas carregado de memória, é a janela da estação onde trabalhava dona Carmita, esposa do agente ferroviário Sr. Gama. Presenças discretas, mas fundamentais no cotidiano da ferrovia, que marcavam com dedicação e simplicidade o compasso de uma cidade entre trilhos.
A fotografia não é apenas uma imagem. É um portal que nos convida a revisitar um tempo em que o apito do trem cortava as manhãs e as despedidas eram embaladas por fumaça e esperança. Uma lembrança viva de como a ferrovia pulsava no coração de Pirapetinga.
.
.
Postagem cedida pla página: @pirapetingaantiga
Texto adaptado: Luiz André Neto.


Deixe um comentário